quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dicas para Background: Arquétipos de Personagem

Finalmente vou postar algo do qual eu me lembro quem é o autor - ainda bem que o Leonardo não me deixa esquecer disso. São dicas para criar uma história, incluindo Arquétipos de Personagem. O material foi escrito pelo Cristiano "Gun Hazard" Teixeira.



O que é arquétipo?


Arquétipos são descrições breves, um resumo do personagem, geralmente um único parágrafo.


O Arquétipo de Personagem, fornece uma idéia básica sobre o personagem e seus objetivos.


Qual a vantagem de um arquétipo?


- Clareza. Muitas vezes podemos elaborar um muito bem um Histórico e Personalidade do personagem e no entanto não conseguirmos transmitir estas informações de forma clara. A Idéia do Arquetipo é de fornecer uma idéia básica e fácil de se captar.
O Criador (Tanto faz se é um mestre criando um PdM ou um Jogador criando um Personagem), pode apresentar o personagem como um arquetipo e depois trabalhar o Histórico e Personalidade da forma que achar melhor.


- Versatilidade. Como o Arquetipo fornece apenas as diretrizes básicas. É fácil de se alterar algum detalhe posteriormente, acreescentar algo, ou criar algo único e criativo com base em um arquetipo simples.


- Dica de interpretação. Um arquetipo pode ajudar a dar dicas deinterpretação do personagem, e dar ao mestre uma ajuda na hora de premiar o jogador com XP por Interpretação, caso ele interprete o arquetipo de forma convincente.


- Evita o Vazio. Algumas vezes não conseguimos desenvolver direito um personagem recem criado e demora para adquirirmos isso em jogo. Um arquetipo te dá uma direção a seguir.


- Diversidade. Dois personagens da mesma classe podem ser completamente diferente apenas se baseando em seu Arquetipo e evita que seu personagem se torne "Mais-um-guerreiro-com-espada".


E quais as desvantagens?


- Arquetipo = Esteriótipo. Muitos reclamam que o Arquétipo nada mais é do que mais um esteriótipo a mais para o personagem. Não deixa de ser uma verdade mas também não há nada que atrapalhe ou limite a criação do personagem.


- Limitação de Interpretação. Algumas vezes pode ocorrer do jogador acabar agindo de forma diferente do que se espera de seu arquétipo. (Por exemplo um Cavaleiro Valente atacando com coverdia ou fugindo de uma batalha). Os arquetipos não são estipulações rígidas quanto um tendência por exemplo, tudo bem se de vez em quando o personagem agir de forma diferente do que se é esperado pela seu esteriótipo, mas se isso for a regra e não a exceção então converse com o jogador para ele rever as suas ações ou o seu Arquétipo.


Exemplos de Arquétipos:


- Amaldiçoado. Alguém que foi almaldiçoado por alguma razão e hojevaga em busca de um metodo de se livrar desta maldição. Ex: Spawn


- Bom Ladrão ou Hobin Hood. Um ladrão que rouba apenas dos que abusam dos pobres e desfavorecidos e utiliza este dinheiro para ajudar a restituir estes bens aos pobres. Ex: Hobbin Hood.


- Campeão. Alguém que age como um representante de algum grupo ou conceito, por exemplo, campeão da tribo, campeão do reino, campeão da liberdade (ou até mesmo alguma divindade). Ex: Capitão América.


- Cavaleiro Andante. Um cavaleiro que não está mais vinculado (de forma Rígida) a um exército ou Ordem e que viaja pelo Reino (Mundo) em dusca de desafios ou em busca de uma utilização nobre para suas habilidades. Ex: Lancelot.


- Desertor. Um membro de algum exercito ou grupo e que resolveu por alguma razão mudar de lado, se voltando contra seus antigos aliados e a favor de seus antigos inimigos.


- Duelista. Um combatente que viaja em busca de desafios a suas técnicas de Luta, seu objetivo é aprimorar-se em combate e vencer os mais renomados lutadores que Encontrar. Ex: Musashi, Ryu.


- Especialista. Um Personagem que se dedica a uma area de atuação em especifico, tornando-se um expert naquela area.


- Regenerado. Alguém que era tido como um inimigo, bandido, vilão e que por alguma razão resolveu agir a favor do bem.


- Vigilante. Ele é um espécie de combatente contra o Mal (crime), mas não pertence a nenhum tipo de organização, movido apenas por sua vontade de lutar contra o que ele acha que está errado. Geralmente age no anonimato ou em segredo. Ex: Demolidor, Batman, Homen-Aranha.


- Vingador. Alguém que perdeu tudo o que presava e agora se dedica a buscar vingança contra o responsável pela sua desgraça, ou contra inimigos do mesmo tipo. Ex: Justiceiro.


- Estudioso. Alguém que devota sua vida ao estudo de algum ramo academico (História, Ocultismo, conhecimentos gerais, etc).


- Investigador. Um especialista em obter informações e decifrar estas informações a fim de descobrir um segredo enigma ou outro tipo de mistério. Ex: Herlock Holmes


- Diplomata. Um personagem que usa de seu carisma e lábia para intermediar conflitos, resolver situações sociais, representar interesses de um grupo especifico.


- Mistico. Um Ocultista estudioso das artes misticas e sobrenaturais, dedica a sua vida a acumular conhecimento oculto e em consequencia disto, Poder. Ex: Dr. Estranho, Raistlin


- Guardião. O Guardião é um personagem engmático que se empenha em defender um local ou comunidade ou pessoa, mas sem que essa sua proteção seja algo público. 


- Andarilho. O Andarilho é um figura enigmática, um nômade que vaga pelo mundo a procura de algo, ou simplesmente por desejo de viver livre e conhecer novos lugares.


- Rebelde. É Um personagem que se opõe ao comando da sociedade em que vive, pode ser desde um guerrilheiro, a um agitador politico.


- Renegado. É um personagem que perdeu seu posto, sendo expulso de alguma Organização ou Ordem (Militar ou Não). E que continua se dedicando a seus ideais e atividades, mesmo sem pertencer mais a tal grupo.


- Militar. Um membro de algum grupo Militar Organizado e que costuma a agir seguindo seus modos Rigidos de conduta. Abrange desde um General Reformado a Um Soldado raso.


- Protetor. Um Defensor Dedicado a Proteger algo, que segundo ele é muito valioso. Poder ser um Reino, Um Castelo, Uma Comunidade, Um Membro da Realeza ou Simplesmente a(s) pessoa(s) amada(s).


- Sábio. Um Personagem que dispõe de sua sabedoria para alcançar seus objetivos. E normalmente auxiliar alguem que precise de um Conselheiro ou ajuda.


- Tutor. Alguém responsável pelo cuidado e Ensino de alguem ou grupo especifico.


- Explorador. Um Aventureiro dedicado a Exploração e descoberta de locais novos ou perdidos pelo passar do Tempo.


- Religioso. Um Membro de algum Clero ou organização religiosa que preza pelos bem espiritual dos seguidores da mesma fé.


- Devoto. Um Membro dedicado de alguma Divindade, Religião, Ordem, Filosofia ou conceito e que segue com fervor os dogmas e preceitos ao qual ele optou por seguir.


- Mercenário. Um Aventureiro ou Combatente que presta suas habilidades em troca de remoneração (bens como Dinheiro, titulos, Renome, terras, etc).


- Furtivo. É o Tipo de personagem que costuma agir sem ser visto, preferindo se valer de subterfugios e discrição. Para ele se ele entrar e sair sem ninguem ver melhor.


- Malandro. Um Personagem que consegue tudo por meio de jogo de cintura, lábia e quem sabe um pouco de atitudes ilícitas ou imorais.


E aí, gostou? Então deixe seu comentário!


Achou que faltaram arquétipos aqui? Quer botar sua criatividade em ação? Então ficaremos honrados em publicar aqui as suas sugestões de Arquétipos de Personagem. Basta seguir o mesmo formato: nome que representa o arquétipo e uma descrição resumida entre 2 a 4 linhas e, se possivel, um exemplo.

3 comentários:

  1. Essa ideia do arquetipo é bom começo para desenvolver um personagem e uma história. Claro que um Cavaleiro Honrado que luta pelo bem, é MUITO mais que isso, ele é mortal, com anseios, dúvidas, medos e vergonhas.

    Especialmente bom para quando estamos experimentando um daqueles "brancos", hehehe.

    ResponderExcluir
  2. bom este artigo uso a ideia dos arquetipos no cenário que estou escrevendo, além disso acho um recurso bem util para ser usado com jogadores iniciantes

    ResponderExcluir
  3. Bardo, se tiveres sugestões de novos arquétipos, manda para o meu e-mail (chhmendes@gmail.com) ou comenta aqui mesmo. Quem sabe não podemos ajudar mais jogadores iniciantes?

    Um abraço e obrigado pela "audiência"!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...