terça-feira, 27 de abril de 2010

Regras Opcionais: Maestria em Arma

Desde a última campanha, nosso grupo está jogando com uma regra alternativa (que vem dando certo) chamada Maestria em Arma, apresentada em uma revista Dragon Slayer. Esse tópico é destinado a Mestres que querem apimentar seus jogos e a jogadores que tem uma relação emocional com sua arma.

Maestria em Arma é uma regra opcional criada para favorecer combatentes que se utilizam sempre da mesma arma, e se dedicam ao seu aprimoramento, tornando seu uso mais eficaz e preciso.

Maestria em Arma trata-se de uma pericia comprada para aprimorar uma arma, ou seja, para cada arma uma nova pericia deve ser desenvolvida e, para que ela funcione, o personagem deve também ser proficiente com a arma escolhida. Esta pericia é pertencente apenas a classe de Guerreiro, sendo considerada pericia de outra classe para os demais personagens.

Fizemos um material legal para os Mestres usarem a regra, é só clicar aqui para fazer download.

Em breve vamos contar sobre outra regra alternativa que usamos, os magníficos Pontos de Ação! Aguarde.

5 comentários:

  1. Essa regra é muito interessante, tem diversas maneiras de ser abordada, e não desequelibra o jogo. E dá bons ganchos de interpretação, além de tornar os combates mais interessantes!

    Nosso grupo usa e dá muito certo.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante, eu teria que realizar algumas modificações para que pudesse usar em minhas campanhas, mas a base é muito boa, valeu pela contribuição!

    Mas eu tenho algumas dúvidas/sugestões:
    - A tabela na página 2 está certa? Sei lá, me parecem estranhos os valores. Eles crescem da direita para a esquerda e de baixo para cima. Não deveria ser o contrário? (um Perito para chegar em Mestre Supremo teria uma dificuldade maior do que Mestre, não?)
    - Cadê a tabela dos efeitos do Machado de Arremesso? Eu sou o único que usa isso? :P
    - Os efeitos como Rechaçar (eu particularmente prefiro "Aparar", hehe) "gastam" uma jogada de ataque, não?
    - A perícia é gasta individualmente por arma, ou é a mesma usada para todas? Acredito que seja por arma, não?

    ResponderExcluir
  3. Caro Crusader.

    - A tabela está correta, apesar de confusa.
    A 1ª coluna na direita "Nível do personagem" é o nível que o personagem tem na maestria. as demais colunas são os níveis do mestre, se você está aprende com um mestre que saiba mais, é mais fácil de você aprender. Não sei se me fiz claro, senão tentamos outra vez ^^.

    - Na regra o efeito "Rechaçar" é uma ação a parte dos seus ataques, considerada ação livre, como vemos no texto na página 10:
    "Usar rechaçar é uma ação livre, porém deve ser anunciada antes do ataque da criatura, mesmo se a criatura errar, o usuário de arma perderá uma das vezes que pode usar essa manobra por rodada."

    - A perícia é gasta por arma sim, sendo obrigatoria a proficiência com a arma para comprar a perícia, pode-se ter diversas vezes a pericia para armas diferentes.

    - E quanto ao machado de aremesso, acho que só você e o orc do livro dos monstros que usa isso, hehehe. Teria que desenvolver, mas fica fácil depois de ver a extensa lista que já se tem.

    Obrigado pelo comentário, e qualquer dúvida, estamos ae!

    ResponderExcluir
  4. Quanto à tabela, agora entendi sim.

    Eu usaria a habilidade de Rechaçar como se gastasse uma jogada de ataque, semelhante a um desarme ou separação. Do contrário seriam muitas rolagens extras por turno hehe

    ResponderExcluir
  5. Nós utilizamos rechaçar no nosso grupo como indicado pela regra ai e funciona legal. Mas ai vai de adaptar de como funciona para cada grupo e realmente, dá algum transtorno mas torna os combates mais emocionantes.

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...