quarta-feira, 28 de abril de 2010

Simplicidade no RPG: quer fazer um voto de pobreza?

Hoje vamos falar de um combo ótimo gancho para interpretação. Esse talentinho do Book of Exalted Deeds já deu muito o que falar no nosso grupo. Lembro de uma campanha em que um jogador mala ficou tentando convencer outro de que DEVERIA fazer o tal Voto de Pobreza. Na ocasião, esse chato não pensou na vida de São Francisco de Assis (foto), mas sim nos benefícios de jogo. Tem outro jogador (maligno por essência) que aceitou interpretar um inédito personagem de tendência Leal e Bom na nossa 1ª campanha de Dragonlance, com a condição de ser um combista oportunista humilde e simples servo divino que fez voto sagrado e de pobreza.

Aí vai a descrição traduzida deste talento e de outros talentos relacionados. A fonte, como já falei, é o Book of Exalted Deeds, que apelidamos carinhosamente de "Livro dos Bonzinhos".


Voto de Pobreza (exaltado)
Pré-requisito: voto sagrado
Beneficio: você será presenteado pelos deuses gradativamente com sua evolução de acordo com a tabela abaixo. Todos os benefícios são cumulativos, exceto os talentos bônus, para personagens que o peguem em níveis acima do 1°.
Especial: você não deverá obter mais que o necessário para sobreviver. Você poderá usar qualquer arma ou armadura desde que ela não seja mágica nem obra-prima. Você sempre usará roupas simples sem propriedades mágicas. Você carregará comida para somente 1 dia. Você ainda poderá conjurar magias, mas não poderá ter qualquer tipo de objeto mágico ou poção, embora ainda possa beber ou receber benefícios de qualquer magia de algum aliado, desde que não peça. Conjuradores que usam componentes somáticos em suas magias poderão trocá-los ao custo de 1 XP para cada 5 PO. Caso quebre o voto você perderá qualquer benefício adquirido. Caso esteja sobre efeito algum tipo de magia deverá pagar uma penitência para obter os benefícios de volta.





Nível

Benefícios

1
CA bônus +4
2
Talento exaltado bônus
3
CA bônus +5, dureza contra elementos
4
Talento exaltado bônus, ataque exaltado +1 (mágica)
5
Sustento
6
CA bônus +6, Talento exaltado bônus, deflexão +1
7
Resistência +1, bônus em habilidade +2
8
Talento exaltado bônus, armadura natural +1, mente protegida
9
CA bônus +7
10
Talento exaltado bônus, ataque exaltado +2 (bem), redução de dano 5/magia
11
Bônus em habilidade +4/+2
12
CA bônus +8, Talento exaltado bônus, deflexão +2, grande sustento
13
Resistência +2, resistência a energia 5
14
Talento exaltado bônus, ataque exaltado +3, liberdade de movimento
15
CA bônus +9, bônus em habilidade +6/+4/+2, redução de dano 5/mal
16
Talento exaltado bônus, armadura natural +2
17
Ataque exaltado +4, resistência +3, regeneração
18
CA bônus +10, Talento exaltado bônus, visão da verdade, deflexão +3
19
Bônus em habilidade +8/+6/+4/+2, redução de dano 10/mal
20
Talento exaltado bônus, ataque exaltado +5, resistência a energia 15

  • CA bônus (Sob): no 1º nível o cético recebe um bônus em sua CA. Este bônus não se aplica a jogadas de toque ou toque incorpóreo. Armas de energia brilhante irão considerá-lo.
  • Talento exaltado bônus: no 2º nível e a cada dois subseqüentes o cético recebe um talento bônus da lista de talentos exaltados.
  • Dureza contra os elementos (Ex): no 3º nível o cético é capaz de suportar temperaturas extremas. Ele não necessitará fazer nenhum teste de Fortitude caso esteja em temperatura a -20º C e a 50º C, não se sentindo desconfortável.
  • Ataque exaltado (Sob): no 4º nível todo e qualquer ataque desferido pelo cético receberá o bônus mágico para cálculos de ataque e dano. No 10º nível seus ataques serão considerados sagrados para fins de redução de dano.
  • Sustento (Ex): no 5º ele não precisará mais comer ou beber algo.
  • Deflexão (Sob): no 6º nível ele recebe um bônus de deflexão indicado.
  • Resistência (Sob): no 7º o personagem recebe o bônus indicado que evolui de acordo com a classe em seus testes de resistência.
  • Bônus de habilidade (Sob): no 8º nível ele ganha +2 de bônus em qualquer habilidade. Novamente no 11º nível o personagem receberá +2 na habilidade escolhida e receberá outros +2 para colocar em outra habilidade qualquer e assim de acordo com a tabela.
·         Armadura natural (Sob): no 8º nível ele ganha +1 de armadura natural que aumenta de acordo com a tabela.
  • Mente protegida (Sob): no 8º nível ele se torna imune a magias de detectar pensamentos e detectar mentiras e qualquer outro que tente definir sua tendência.
  • Redução de dano (Sob): no 10º nível ele adquire redução de dano que aumentará gradativamente.
  • Grande sustento (Ext): no 12º nível o cético não precisará mais respirar.
  • Resistência a energia (Ext): no 13º nível ele ganha resistência a energia 5 para todos os elementos ( frio, fogo, ácido, som e eletricidade). No 20º nível ele ganha resistência 15.
  • Movimentação Livre (Ext): no 14º nível o cético estará sobre efeito contínuo da magia Movimentação Livre.
  • Regeneração (Ext): no 17º nível ele recupera 1 ponto de dano letal por nível a cada hora do dia. Danos de contusão são recuperados a 1 ponto a cada 5 minutos.
  • Visão da verdade (Sob): no 18º nível o cético estará sobre efeito contínuo da magia visão da verdade.
Voto Sagrado (exaltado)
Benefício: você irá receber um bônus de +2 em diplomacia

Voto de Abstinência (exaltado)
Pré-requisito: voto sagrado
Benefício: você ganha +4 contra venenos e drogas como cafeína, por exemplo.
Especial: caso você use ingira qualquer tipo de droga, intoxicantes, estimulantes, alucinógenos, qualquer tipo de álcool você perderá os benefícios do talento imediatamente. Caso os faça sobre algum efeito mágico você perderá o talento até cumprir uma penitência.

Voto de Castidade (exaltado)
Pré-requisito: voto sagrado
Benefício: você ganha +4 de bônus em Vontade contra efeitos de feitiço e magias com efeitos fantasmas.
Especial: em qualquer tipo de contato sexual com outro corpo você perderá os benefícios do talento. Caso os faça sobre algum efeito mágico você perderá o talento até cumprir uma penitência.

Voto da Não Violência (exaltado)
Pré-requisito: voto sagrado
Benefício: o teste de resistência para suas magias ou habilidades especiais é aumentado em +4 para efeitos que não causem dano letal, por perda ou dreno de habilidades ou causem morte, não incluindo dano de contusão em humanóides e humanóides monstruosos. O bônus deste talento não se acumula com qualquer outro de foco em magia. Caso um monge utilize seu ataque atordoante com dano letal este bônus não se acumula à CD.
Especial: para adquirir este talento você não poderá causar dor ou sofrimento em nenhum humanóide. Sua pureza é tão grande que qualquer aliado em 36m sentirá um horrível remorso caso ataque letalmente ou mate algum humanóide ou deixe de ajudar algum. O aliado irá receber uma penalidade de -1 em seus ataques por 1hora para cada nível seu. Por cada vez que ele matar um indefeso ou deixar de prestar socorro, a penalidade aumentará em 1 ponto até o limite do seu nível. Você pode fazer um juramento com seus aliados de não matar antes de conceder ao humanóide a chance de se render e não entrar em uma batalha. Caso eles não cumpram com o juramento automaticamente estarão com remorso. Caso você mate ou ataque com estas intenções perderá os benefícios do talento, mesmo que esta o ataque ou mate algum dos seus aliados.

Voto da Obediência (exaltado)
Pré-requisito: voto sagrado
Beneficio: você recebe +4 de Vontade contra efeitos de compulsão.
Especial: para adquirir este talento você não deverá de viver sobre as normas da organização, respeitando os superiores. Caso desrespeite alguma ordem ou superior você perderá o talento. Caso o faça sobre algum efeito mágico deverá cumprir uma penitência para obtê-lo de volta.

Voto da Paz (exaltado)
Pré-requisito: voto sagrado, voto da não violência
Beneficio: sua presença emana uma paz celestial.
1º: qualquer criatura que esteja a 6m deverá fazer um teste de Vontade CD (10 + ½ do seu nível + modificador de Car) para não ficar sobre o efeito de acalmar emoções. Criaturas que saiam e entre na área novamente deverão fazer um novo teste.
2º: você ganha +2 na CA de armadura natural, +2 de deflexão e +2 de bônus exaltado (que não se aplica a ataques de toque). Criaturas que tentem atacá-lo com uma arma deverão obter sucesso em um teste de Fortitude CD (10 + ½ do seu nível + modificador de Com) da arma ou esta se quebrará em sua pele.
Especial: você não deverá machucar de maneira letal nenhuma criatura viva. Caso o faça de qualquer maneira perderá seus benefícios.

22 comentários:

  1. Nossa, eu achava esse talento bem interessante mas nunca permiti que usassem na campanha que mestrava. Apesar de você poder construir um estilo novo de personagem ainda prefiro a idéia de que não basta ser forte, você precisa de uma boa arma e armadura (funcionava bem na minha campanha antiga). Muito legal o blog.

    ResponderExcluir
  2. Esse talento é uma riquissima fonte de interpretação, pena que alguns esquecem disso. Poucos levam em consideração a vida penosa que é, não ter nada para si, é uma vida de doação.
    Minha opnião é que se for pegar o talento, pegue pelas opções interpretativas, podes criar diversas situações com ele.

    Obrigado pelo comentário, Alex!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Um jogador que planeja sua progressão de níveis e otimiza as estatísticas do seu personagem se diferencia com esse talento.

    Especialmente se for um conjurador divino que, no meu ponto de vista, é a classe mais poderosa do D&D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De longe a mais forte é o mago principalmente se de linha de frente

      Excluir
    2. Concordo com você Christian, a Classe Divina é a mais poderosa, de longe mesmo! E este talento tornaria ainda mais rica.

      Excluir
  4. seu blog é bem bacana.

    estou reestruturando raças e classes para meu cenário, e minha atenção cai em coisas bem complexas (ou potencialmente complexas) como magias, habilidades e poderes, principalmente os relacionados aos clérigos. uma das minhas tendências é tratar a classe clérigo mais como condição do que profissão e o voto (relacionado com a divindade) será algo obrigatório. acho que isso enriquece muito a interpretação.

    ResponderExcluir
  5. Mr Red, tu falas de qualquer voto ou voto de pobreza mesmo?

    Talvez pudéssemos aproveitar a rica história das igrejas e dos deuses, com dogmas, obrigações, comportamentos, e a partir disso criar Talentos. É mais ou menos como Tormenta faz com seus clérigos.

    Um exemplo de como estou imaginando:

    --------------------

    [Divino] Voto de Devoção ao Deus FULANO

    Pré-requisito: história de identificação com Deus FULANO...

    FULANO, Deus da Guerra
    História...
    Dogmas...
    Obrigações e restrições...
    Benefícios:
    1) acesso aos domínios X e Y
    2) foco na arma do deus
    3) outros...

    --------------------

    O que acham?

    ResponderExcluir
  6. Porra Chitara eu combista oportunista, você joga com clérigo e paladino (divinos ) a muito mais tempo que eu, mas meus personagens sempre tiveram uma motivação religiosa que os teus, porra só joga com clérigo e nada de outras coisas combistas oportunista é a porra que esta na TUA BUNDA!

    ResponderExcluir
  7. e lê dragonlence chitara, lá vera que magere você tem que fazer um voto ou de pobreza, silêncio ou castidade.

    ResponderExcluir
  8. Magere? Não era servo de kiri jolith no primeiro nivel quando fizestes o voto de pobreza, meu velho amigo comber e cara de pau.

    ResponderExcluir
  9. A idéia e fazer qualquer tipo de voto, mas não tratá-lo como prestige ou fontes de vantagens progressivas com nível, mas como obrigação do clérigo, de acordo com a divindade seguida. É ainda confuso porque ainda estou estruturando, mas o voto garante uma vantagem (um domínio, por exemplo)e a condição de clérigo. Sem voto, sem classe clérigo.

    ResponderExcluir
  10. Seria algo como um REFORÇO das crenças na divindade? Pois, os mundos que conheço já vem com isso, o domínio e os poderes de clérigos são privilégios de seguir os "mandamentos" do deus.

    Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. não sei de onde tu tirou essa descrição, mas uma sugestão, olha o texto em inglês por que a descrição ta errada ai, não se pode usar armaduras de NENHUM tipo e armas apenas as simples e baratas o exemplo dado é um cajado.

    ResponderExcluir
  12. oi alguem pode me tirar uma duvida?? os talentos exaltados bonus q o voto da é so direito de humano de 1 nivel ou o criaturas como elfo podem adiquirir esses talentos extras apartir do 3 nivel ???//

    ResponderExcluir
  13. não sei se alguém chegou a cogitar a ideia mas, digo uma coisa, monge com voto de pobreza é igual a invencibilidade

    ResponderExcluir
  14. Jovens... essa tradução do talento original segue a linha da tradução da Devir. ERRADA.
    No talento original fica claro que vc só pode usar armas simples ( que usualmente não passam de um bordão para servir como bengala) sandalhas e coisas do tipo. Um paladino do meu grupo quis pedir voto de pobreza, pq supostamente ele pode usar qqr arma ou armadura contanto que seja mundana, (segundo essa tradução bizarra.) e eu fui ver o talento em inglês é é BEM diferente.

    Aconselho a SEMPRE ver o talento em inglês.

    ResponderExcluir
  15. tá, mas onde vou achar os talentos exaltados ? qual é a lista dos talentos ? tenho voto pobreza nivel 2 e não sei qual são os talentos disponiveis para eu adquirir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha uma tabelo no mesmo livro que tem os talentos normais e os exaltados

      Excluir
  16. alguem poderia me explicar o ''bonus em habilidade'' do voto de pobreza ?
    de quais habilidades ele se refere ? a quais posso adicionar ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...