Com o passar do tempo começamos a achar que um dos motivos das aventuras perderem um pouco do brilho em níveis altos de personagem era o fato da enorme quantidade de Pontos de Vida que nossos personagens tinham, o que nos fazia enfrentar simplesmente qualquer coisa sem pensar muito nas consequências. Muitas vezes os guerreiros do grupo rivalizavam de perto seus pontos de vida com monstros de tamanhos e poderes gigantescos.
Achamos uma simples solução para isso, ao chegar no nível 10, pararíamos de ganhar nossos Dados de Vida relativos a classe (No D&D cada classe um dado mais um modificador, o dado é determinado pela classe, quanto mais corporal a classe, maior o dado), ganhando apenas o Modificador de constituição. Dessa forma todos os jogadores passaram a ter uma noção maior de sua fragilidade, o que, em nosso grupo, enriqueceu muito as sessões. Afinal, agora era verdadeiramente arriscado olhar para aquele Dragão Vermelho Ancião e
E ai, que acharam? Concordam? Discordam? Não deixem de comentar.
é a ideia de limitar pvs é bem interessante não sei se a usaria em uma campanha habitual mas talvez em uma campanha mais old school é uma boa !!
ResponderExcluirtestei ideias semelhantes, com sucessos e insucessos, mas concordo que a quantidade de pontos de vida é um saco em niveis altos. Fiz uma adaptação muito interessante pra Eras de Caeshyr, dividindo o que é "carne" e o que é "capacidade defensiva". Isso deixou os combates emocionantes, sem prejudicar os jogadores.
ResponderExcluirTemos que ver que o D&D foi projetado para personagens possuírem muitos pontos de vida, simplesmente diminuir essa qtd pode ser divertido, mas desequilibra a partida se feita sem os cálculos de nível.
As mudanças em Eras de Caeshyr vão ao ar em pouco tempo. Estamos montando o sistema e é totalmente compatível com D&D.
Só para ilustrar um dos experimentos, certa aventura, considerei que os personagem receberiam Dados de Vida somente nos niveis 1 e múltiplos de 4. Mas, em todos os outros, os personagens recebiam a soma do Mod. de Constituição. Foi emocionante, muito mesmo. Era desequilibrado, mas o pessoal morria de medo de perder a ficha ehehehe
Cara é realmente muito bom esse esquema em aventuras mais realistas, mas o mestre deve ser muito coerente.
ResponderExcluirAqui nós fazemos assim os pontos de vida são divididos por 4. Funciona legal para algumas aventuras já para outras a coisa perde um pouco. Mas não esqueça os NPCS tbm devem ter os seus PV divididos por 4.
Isso nivela um pouco mas torna o jogo muito mais letal.
Abraço pra vocês!
Olá caro dragão!
ResponderExcluirNo nosso caso a gente limita apenas PVs dos jogadores, para ser algo próximo a um "modo hard". Nos torna mais cautelosos quanto a embates futuros.
Gostei da ideia. Uma variante seria,talvez, reduzir o dado de vida de todas as classes em uma ou duas categorias, nesse caso, classes que têm d4 como dado de vida (feiticeiro e mago) passariam a ter d2 ou d3; d6 (bardo e ladino) passaria para d3 ou d4; d8 (clérigo, druida, Monge e Ranger) passaria para d4 ou d6; d10 (guerreiro e paladino) passaria para d6 ou d8 e d12 (bárbaro) passaria para d8 ou d10.
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