segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Limitando Pontos de Vida

           Nosso grupo é um dinossauro que ainda insiste em jogar D&D 3.5, por que? Ainda nos divertimos muito e temos muito material a usar, não vimos a necessidade de mudar. Mas claro que nosso saudoso 3.5 não é nada perfeito e com o passar do tempo achamos que devíamos desenvolver novas regras, a fim de sanar certas carências do sistema.
           Com o passar do tempo começamos a achar que um dos motivos das aventuras perderem um pouco do brilho em níveis altos de personagem era o fato da enorme quantidade de Pontos de Vida que nossos personagens tinham, o que nos fazia enfrentar simplesmente qualquer coisa sem pensar muito nas consequências.  Muitas vezes os guerreiros do grupo rivalizavam de perto seus pontos de vida com monstros de tamanhos e poderes gigantescos.
           Achamos uma simples solução para isso, ao chegar no nível 10, pararíamos de ganhar nossos Dados de Vida relativos a classe (No D&D cada classe um dado mais um modificador, o dado é determinado pela classe, quanto mais corporal a classe, maior o dado), ganhando apenas o Modificador de constituição. Dessa forma todos os jogadores passaram a ter uma noção maior de sua fragilidade, o que, em nosso grupo, enriqueceu muito as sessões. Afinal, agora era verdadeiramente arriscado olhar para aquele Dragão Vermelho Ancião e falar "vem pro papai" desafiá-lo.
          E ai, que acharam? Concordam? Discordam? Não deixem de comentar.

5 comentários:

  1. é a ideia de limitar pvs é bem interessante não sei se a usaria em uma campanha habitual mas talvez em uma campanha mais old school é uma boa !!

    ResponderExcluir
  2. testei ideias semelhantes, com sucessos e insucessos, mas concordo que a quantidade de pontos de vida é um saco em niveis altos. Fiz uma adaptação muito interessante pra Eras de Caeshyr, dividindo o que é "carne" e o que é "capacidade defensiva". Isso deixou os combates emocionantes, sem prejudicar os jogadores.

    Temos que ver que o D&D foi projetado para personagens possuírem muitos pontos de vida, simplesmente diminuir essa qtd pode ser divertido, mas desequilibra a partida se feita sem os cálculos de nível.

    As mudanças em Eras de Caeshyr vão ao ar em pouco tempo. Estamos montando o sistema e é totalmente compatível com D&D.

    Só para ilustrar um dos experimentos, certa aventura, considerei que os personagem receberiam Dados de Vida somente nos niveis 1 e múltiplos de 4. Mas, em todos os outros, os personagens recebiam a soma do Mod. de Constituição. Foi emocionante, muito mesmo. Era desequilibrado, mas o pessoal morria de medo de perder a ficha ehehehe

    ResponderExcluir
  3. Cara é realmente muito bom esse esquema em aventuras mais realistas, mas o mestre deve ser muito coerente.
    Aqui nós fazemos assim os pontos de vida são divididos por 4. Funciona legal para algumas aventuras já para outras a coisa perde um pouco. Mas não esqueça os NPCS tbm devem ter os seus PV divididos por 4.
    Isso nivela um pouco mas torna o jogo muito mais letal.
    Abraço pra vocês!

    ResponderExcluir
  4. Olá caro dragão!

    No nosso caso a gente limita apenas PVs dos jogadores, para ser algo próximo a um "modo hard". Nos torna mais cautelosos quanto a embates futuros.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia. Uma variante seria,talvez, reduzir o dado de vida de todas as classes em uma ou duas categorias, nesse caso, classes que têm d4 como dado de vida (feiticeiro e mago) passariam a ter d2 ou d3; d6 (bardo e ladino) passaria para d3 ou d4; d8 (clérigo, druida, Monge e Ranger) passaria para d4 ou d6; d10 (guerreiro e paladino) passaria para d6 ou d8 e d12 (bárbaro) passaria para d8 ou d10.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...